domingo, 1 de julho de 2012

Como usar os óleos essenciais?





Como usar os óleos essenciais?






Existem diversas maneiras de utilização dos óleos essenciais. O primeiro passo é identificar quais são as essências mais adequadas ao problema de saúde em questão. Você poderá utilizar uma ou até mesmo três essências diferentes durante o tratamento, mas não utilize mais do que três de uma única vez.

Os óleos essenciais são extremamente concentrados, com isso precisam ser diluídos antes de serem aplicados diretamente sobre a pele, caso contrário poderão causar irritação ou até mesmo queimaduras. No caso das pessoas que possuem histórico de alergias de pele, é recomendável que seja feito um teste de contato antes da aplicação do produto.

Os óleos essenciais também não deverão ser ingeridos. A utilização de chás e tinturas é a maneira ideal de se ingerir os extratos de flores e plantas, mas antes de optar pela auto-medicação procure a orientação de um profissional.

Os óleos essenciais também deverão ser usados com muita cautela por mulheres grávidas e em crianças pequenas. Numa gravidez normal, recomenda-se o uso de óleos essenciais somente a partir do segundo trimestre de gestação e, de preferência, sob a supervisão de um aromaterapista.

Para diluir os óleos essenciais, utilize-se de um óleo natural como o de Amêndoas, de Semente de Uva, de Abacate ou de Germem de Trigo. Os óleos essenciais (já diluídos ou não) deverão ser conservados em um recipiente de vidro escuro (verde, marrom ou azul) e guardados em um lugar fresco. Poderão ser utilizados no lugar do óleo de massagem comum, sendo gentilmente distribuídos e esfregados sobre a pele.

Existem no mercado diversos vaporizadores modernos utilizados nos serviços profissionais de Aromaterapia. Esses aparelhos permitem que o óleo essencial seja espalhado no ambiente através de um pequeno compressor, sem a necessidade de utilizar nenhum outro veículo de distribuição. Assim, pequenas partículas de óleo se misturam homogeneamente no ar ambiente. Mas, para aqueles que não estão dispostos a pagar por toda essa tecnologia, uma maneira bem eficaz de se beneficiar dos óleos aromáticos é colocando algumas gotas da sua essência preferida num pote com água fervida. Inspire suavemente o vapor aromatizado ou deixe o pote descansar livremente no local em que você está.

Outra boa opção é dissolver 5 gotas de óleo essencial em 250 ml de água concentrada em um atomizador - esses sprays utilizados para molhar plantas - e borrifar os cômodos da casa ou escritório sempre que você tiver necesside de renovar o ar do ambiente.

http://www.ilha.com.br/misticismo/mat.php?mat=316 

Nenhum comentário:

Postar um comentário